quinta-feira, 24 de maio de 2018

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E IMAGINAÇÃO


QUEBRA-CABEÇA, DESENHO E COLAGEM


"Brincar é a profissão da criança."


Essa afirmação nos diz respeito sobre a principal responsabilidade da criança "o brincar", pois é através dele que a criança desenvolve o raciocínio, a atenção, a imaginação, a criatividade, entre outros benefícios na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagem e ajudam a criança a pensar.


Enquanto brinca a criança está aprendendo a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima. Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para brincar.


Pensando nesses conceitos realizou-se a atividade com quebra-cabeça, desenho do contorno das mãos para formar uma borboleta e colagem de bolinhas de papel crepom, afim de serem trabalhados a observação, concentração, percepção visual, raciocínio lógico, coordenação motora fina, cooperação, frustração, autoestima, criatividade e estímulo da imaginação. Com músicas infantis de fundo, para servir de estímulo da imaginação infantil.

Para os grupos do berçário e infantil I foram trabalhados desenhos livres no papel craft e colagem com papel seda, porém com os mesmos objetivos.

                         

domingo, 20 de maio de 2018

QUADRO DOS SENTIMENTOS (atividade terapêutica grupal infantil)

EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

quadros dos sentimentos
     A expressão dos sentimentos pode ser algo muito complexo para as crianças, por isso é importante auxiliá-las nesse processo, até porque, na maioria das vezes, elas nem sabem direito o que estão sentindo e é nessa hora que devemos ouvi-las e encorajá-las a tentarem decifrar seus sentimentos ao invés de despejar sobre elas alguma frase pronta como "fique calmo" ou "pare de de chorar", que aliviam no momento, mas que podem acabar reforçando o comportamento das crianças de reprimir seus sentimentos e isso pode acarretar sérias implicações em seu desenvolvimento psicológico e social.
   

expressão dos sentimentos
Neste dia realizou-se a atividade “Quadro das emoções” com o objetivo de promover o reconhecimento e a expressão dos sentimentos. Inicialmente foi apresentado um desenho animado que descrevia os sentimentos e situações onde o personagem expressava diferentes sentimentos e em seguida utilizou-se’ carinhas de papelão que expressavam diversos sentimentos para que pudessem reconhecer e imitar cada um deles.

Na hora de falar sobre o que despertava neles cada sentimento eles mencionaram que ficam envergonhados quando estão apaixonados, tristes quando os pais brigam com eles e com raiva quando brigam com os irmãos ou coleguinhas.


quinta-feira, 17 de maio de 2018

MASSA DE MODELAR (atividade terapêutica realizada no grupo de psicologia da creche AME)

CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DOS SENTIMENTOS


    Sentimentos e emoções, embora muitas vezes são vistos como sinônimos, na verdade são termos distintos. As emoções são conjuntos de respostas químicas e neurais baseadas em nossas memórias emocionais. Enquanto os sentimentos são respostas racionais e conscientes às emoções.

    Para que fosse possível que as crianças reconhecessem os sentimentos e identificassem em que momento expressam cada um deles em seu dia-a-dia, foi narrada uma versão da história "O monstro das cores", a qual aborda a expressão dos sentimentos para crianças em idade pré escolar com a apresentação de expressões faciais desenhadas em papelão. Também realizou-se a atividade com massinha de modelar.

    Trabalhou-se uma cor de massinha de cada vez, relembrando o sentimento que ela representava de acordo com a história e buscando trazer para o contato com a massinha a promoção da construção e desconstrução dos sentimentos.



    Percebeu-se que algumas cores desencadeavam maior interesse do que outras, como por exemplo, a cor preta (que representava o sentimento de medo) algumas crianças não quiseram desenvolver a atividade com ela. Já com a cor vermelha (que representava a raiva e também representa a energia) as crianças se mostraram mais interessadas e desenvolveram a atividade com mais empenho.

     Lembrando que as massinhas podem ser feitas em casa. Além de não serem tóxicas para os pequenos, o próprio processo de criação pode ser terapêutico e um ótimo momento para você aproveitar com seu/sua filho/a.
Nesse link você encontra a receita da Massa de modelar comestível.








MASSA DE MODELAR COMESTÍVEL

RECEITA DE MASSA DE MODELAR CASEIRA




    A massinha  além de estimular a criatividade da criança ela trabalha a coordenação motora fina, concentração, atenção e é também uma atividade terapêutica, pois através do amassar a criança pode externalizar seus sentimentos, ainda que de maneira inconsciente, e, nesse caso, a confecção da massinha fortalece a relação da criança com quem ela irá confeccionar a mesma.
    Então mãos na massa!

INGREDIENTES
  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício
MODO DE PREPARO

Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. Por último adicione o corante.
Você pode armazenar a massinha em um pote na geladeira.

Essa receita é indicada para ser usada com crianças menores de 3 anos, por ser comestível e não ter problema se a criança colocar a mão de massinha na boca, porém não é recomendado deixar a criança comer e é preciso tomar cuidado para que ela não coloque na boca e se engasgue.








domingo, 13 de maio de 2018

TRABALHANDO AS SENSAÇÕES


ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

Tinta guache

As crianças aprendem a partir do brincar, e é assim que elas compreendem o mundo a sua volta e demonstram o que estão sentindo. Durante a infância a estrutura do cérebro das crianças ainda está em formação e por isso a importância da estimulação sensorial e demais experiências, pois é a partir delas que serão formados as sinapses e os neurotransmissores.
mãos

Sendo assim, realizou-se a atividade do “Jogo das sensações” com o objetivo de promover a estimulação sensorial e explorar os sentidos. Foi exibida uma música com vídeo clip que abordava o tema “5 sentidos” e em seguida foram apresentados os materiais para estimular as sensações e os sentidos (texturas, cheios, sons e cores) e pintura com os dedos.


Para as texturas foi utilizado penas, arroz cru, algodão e pintura com as mãos com tinta guache. Para o olfato utilizou-se pó de café, canela, orégano e gengibre. Para a audição utilizou-se chocalhos de grãos de arroz, milho de pipoca e tarraxas. Para a visão foram utilizadas as cores primárias para a pintura com as mãos e bexigas.

Crianças


PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

O QUE É PSICOTERAPIA?       A psicoterapia é o tratamento clínico individual, que visa o equilíbrio emocional, crescimento, amadu...