sexta-feira, 22 de junho de 2018

POTE DA CALMA

EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS


Inspirado no método Montessori (Criado por Maria Montessori no início dos anos 1900 para ajudar a educar crianças mais pobres em sua cidade na Itália), que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “POTE DA CALMA” é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro.

Trata-se de um pote cheio de líquido e glitter que, ao ser agitado, funciona como ferramenta para chamar a atenção das crianças, fazendo com que elas fixem a concentração, consigam respirar fundo e se acalmar para depois então ouvir o que os pais ou professores tem a dizer. E também para fazer com que elas reflitam e tenham a criatividade estimulada. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar.



Alguns estudos acerca do método dizem que, enquanto a criança observa o movimento do glitter no pote, consegue manter o foco, organizar e centralizar o sistema nervoso. Consegue ainda desacelerar os batimentos cardíacos e controlar a respiração. Assim, após se acalmarem, os pequenos conseguirão explicar os motivos da chateação ou frustração de forma mais clara e com as ideias mais organizadas, se expressando melhor e capazes de manter um diálogo eficaz com o adulto.

Diante disto foi trabalhada a expressão dos sentimentos com as crianças através da música “Pintinho Amarelinho”, solicitando que imitassem a cara de medo do pintinho entre outros sentimentos que o mesmo poderia apresentar., apresentação das expressões dos sentimentos desenhadas no papelão e reconhecimento de cada expressão e diálogo sobre em qual situação eles apresentam determinados sentimentos. Além de ser apresentado o “Pote da calma” e conversado sobre sua função.

terça-feira, 12 de junho de 2018

CONTO DE FADAS

ESTIMULANDO A IMAGINAÇÃO



A simbologia dos contos de fadas permite às crianças a capacidade de se identificar com os personagens, expressar seus sentimentos, angústias e necessidades infantis e resolver conflitos psicológicos de acordo com a fase de desenvolvimento que estão passando. 



A literatura é capaz de desenvolver a mente e a personalidade, estimulando os recursos necessários para que a criança possa vencer os seus conflitos internos. As histórias infantis são capazes de 
estimular a imaginação das crianças, auxiliar no desenvolvimento intelectual e clarificar as emoções.


Os contos de fadas são considerados a literatura infantil que mais enriquece e satisfaz a criança, pois através deles é capaz de se aprender sobre os problemas internos dos seres humanos e sobre as soluções para essas dificuldades em um nível do qual a criança possa compreender.



Partindo das considerações à respeito da importância do conto de fadas no desenvolvimento infantil apresentou-se a história “Chapeuzinho vermelho” através da interpretação com bonecos, para as crianças menores e as crianças maiores interpretaram, elas próprias, os personagens da história, apresentou-se a música “Enquanto o seu lobo não vem” e propiciou-se um momento livre para que eles pudessem brincar com brinquedos e exercitarem o faz-de-conta.


terça-feira, 5 de junho de 2018

DE ONDE VEM A CHUVA?

CHUVA DE PAPÉIS


O medo é uma resposta biológica e natural do ser humano diante a situações de perigo. Quando criança ainda não somos capazes de entendermos como ocorrem alguns fenômenos naturais, como é o caso da chuva, por exemplo. O vento forte, o barulho das águas e dos trovões assustam as crianças e por vezes chegam a provocar ataques de pânico. Daí a importância de esclarecer para os pequenos sobre os benefícios da chuva para a natureza e de habitua-las com os sons do vento e da chuva, mas claro que se deve fazer isso em dias que não esteja chovendo.Em dias de chuva, para crianças que têm medo das tempestades, o melhor a fazer é distraí-las com suas atividades preferidas.


    Pensando nos benefícios de se esclarecer o fenômeno da chuva para as crianças e como esta atividade poderia ser agregada a uma outra atividade de expressão das emoções realizou-se a atividade de "Chuva de papéis" que tem como objetivo a promoção da canalização das energias e o relaxamento ativo.


Inicialmente apresentou-se um desenho animado do “Show da Luna” com o tema “De onde vem a chuva” para que pudessem entender o processo natural da chuva, em seguida foram distribuídas folhas de revistas e pedaços de papéis para que pudessem rasgar e amassar à vontade. Ao amassar e rasgar os papéis a criança está externalizando seus sentimentos, desenvolvendo sua psicomotricidade, trabalhando sua autoestima, desenvolvendo sua personalidade, entre outros fatores importantes para seu desenvolvimento.


Os papéis picados e amassados foram juntados e jogados todos ao alto como se fossem chuva. A atividade foi realizada com som da chuva de fundo. A realização desse processo permite a o relaxamento ativo, método de relaxamento de implica movimentos corporais. Essa forma de relaxamento se ajusta melhor às crianças, pois permite que elas sintam suas sensações corporais mais rapidamente e evita a frustração, comum a essa idade.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

O QUE É PSICOTERAPIA?       A psicoterapia é o tratamento clínico individual, que visa o equilíbrio emocional, crescimento, amadu...